O que é? Materiais? vantagens e Desvantagens? De varas telescópicas.

O que é uma vara de pesca telescópica?

A maior parte das varas contemporâneas funciona através de um molinete ou carretilha. Esses dispositivos são responsáveis pelo controle da linha, integrante muito importante do mecanismo que faz com que a pesca funcione.

Uma vara telescópica, por sua vez, é mais comprida e na maioria das vezes não oferece suporte para molinete ou carretilha (a exceção é nos modelos com passadores). A linha deve ser presa a ela de outras formas (nós na ponta, por exemplo). É um equipamento que se assemelha mais com o jeito antigo de se pescar.

Apesar de parecer arcaica à primeira vista, a vara telescópica ainda é muito útil hoje em dia. Um de seus diferenciais é a separação em gomos, que faz com que ela seja facilmente dobrável e fácil para transportar. Ela é a melhor opção para certos tipos de pescaria e de peixes.

Quais as vantagens de uma vara de pesca telescópica?
Vantagens
  • Mais fácil de transportar
  • Leve e fácil de usar na pescaria em si
  • Ideal para determinados tipos de pescaria
  • Perfeita para peixes pequenos
Desvantagens
  • Iniciantes podem ter dificuldades com atividades pré-pesca, como na hora de amarrar a linha
  • Não é indicada para determinados tipos de pescaria

Quais os melhores materiais para uma vara de pesca telescópica?

 

  Fibra de carbono Fibra de vidro Composite Bambu
Vantagens Leve, muito boa para peixes pequenos Bastante resistente e durável, manuseio seguro Pode unir as vantagens das fibras de vidro e carbono Permite arremessos diferenciados, é mais rústica e estilosa
Desvantagens Quebra com facilidade Mais pesada e difícil de usar Preço mais alto, mais difícil de ser encontrada Exige experiência e controle por parte do pescador
Recomendada para Pescarias voltadas para espécies pequenas e delicadas Peixes de médio porte e pescadores mais frequentes Pescadores experientes e dispostos a gastar mais Pescadores experientes e que buscam novos desafios

Vara de pesca telescópica com gomo longo ou gomo curto?

Nós mencionamos a facilidade de transporte como uma das grandes vantagens das varas telescópicas. Isso se relaciona com o fato delas serem divididas em gomos dobráveis, que podem ser longos ou curtos.

Varas telescópicas de gomo longo são mais difíceis de serem dobradas e não oferecem tanta facilidade de transporte. Porém, a ponteira também é de tamanho mais avantajado, o que facilita a pescaria de peixes maiores.

Se o transporte é a sua principal preocupação, opte pelo gomo curto. Dessa forma, a vara pode ficar muito reduzida. Melhor ainda se a prioridade for a pesca de peixes pequenos!

Quanto custa e onde comprar uma vara de pesca telescópica?

Pode existir uma enorme variação no preço de varas telescópicas. Comprimento, material e acabamento estão entre os fatores responsáveis por isso. Encontramos modelos entre R$ 15 e R$ 450. Não necessariamente há o mesmo abismo em qualidade.

Para comprar uma vara telescópica, você pode ir a uma loja especializada em pesca, camping ou artigos esportivos. A aquisição pela internet, especialmente pela Amazon brasileira, também é ótima ideia. Confira também Amazon internacional e Mercado Livre.

Flexibilidade

A flexibilidade em varas telescópicas se relaciona com o momento do arremesso. Quando mais flexível, mais lento o modelo é. Isso porque o tempo de reação para o comando do pescador chegar até a ponta também será maior.

Você deve fazer a opção por uma vara mais flexível ou não de acordo com o tipo de peixe que irá pescar. Caso a espécie tenha costume de “brigar” bastante, é ideal ter mais flexibilidade e menos velocidade. Por outro lado, opte por rigidez e rapidez se não há muita resistência.

Peso suportado

Que tipo de peixe você pretende pescar? A vara telescópica costuma ser usada principalmente em espécies mais leves e menores, porém, você pode se arriscar eventualmente em busca de alguma de maior porte. Só não se esqueça de ter o equipamento ideal.

É preciso conhecer o peso máximo suportado pela vara e levar em conta não apenas o tipo de peixe que será pescado, mas também a isca a ser empregada.

Itens extras

Uma pescaria exige uma longa lista de equipamentos. A vara é o mais importante, mas não há nada que possa ser feito apenas com ela. Além disso, é preciso que tudo seja muito bem cuidado.

Opte por modelos de vara que tenham muitos itens extras, tanto para o cuidado (capas de proteção, maletas para transporte e afins), como para auxiliar na pescaria (iscas, linha, anzóis). Assim, o custo-benefício será muito superior e você estará imediatamente pronto para a aventura!

fonte:https://www.reviewbox.com.br/vara-de-pesca-telescopica/