Dicas de Segurança Durante Uma Pescaria.
Como toda atividade, a pescaria requer medidas de segurança. Além de não estar em seu ambiente natural, o pescador corre diversos riscos com o material, com o barco e com o próprio peixe. Confira esse artigo com algumas dicas para garantir sua segurança na pescaria!
Lembre-se sempre do colete salva-vidas
Se você vai para a água, vá prevenido! Deve sempre considerar a possibilidade de um acidente. Se não sabe nadar muito bem, mais um motivo ainda para usar o colete salva vidas.
Leve somente o essencial
Uma boa dica de segurança na pescaria é não sobrecarregar seu barco! Leve apenas a sua própria alimentação e o material indispensável à pescaria na embarcação.
Não se esqueça dos meios de comunicação
O celular poderá ser bastante útil para se comunicar com as pessoas em terra firme. Mantenha-o sempre ao alcance da mão, mas protegido contra a água e contra impactos eventuais.
É possível que, dependendo da distância, o celular não funcione. Considere a possibilidade de instalar um rádio e antena em seu barco para assegurar melhor comunicação com a terra e sua segurança na pescaria.
Tenha cuidado ao manusear o anzol e a linha
Tenha cuidado ao apanhar o anzol ao colocar a isca e ao ligar o anzol ao fio de pesca. Ele pode causar desde ferimentos simples a lesões mais graves. São comuns acidentes assim devido à imperícia ou descuido do pescador.
Tome cuidado também ao lançar o anzol para não se ferir com ele ou para não enroscar a linha de pesva em algum objeto. A linha de pesca também pode cortar suas mãos ou dedos. Use sempre luvas de proteção.
Proteja-se contra o sol e a chuva
Além de proteger os olhos contra o sol, os óculos também protegem o pescador durante o arremesso da isca de pesca. Para proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação, use protetor solar, leve uma sombrinha e use um chapéu. Chapéus, sombrinhas e capas também poderão protegê-lo de eventuais chuvas.
Mostre atenção durante a fisga
Seja cuidadoso ao lutar com o peixe: ele pode dar trabalho e o pescador tem que usar muito bem o equipamento para não se machucar. Tenha cuidado para não comprometer sua coluna ou qualquer de seus membros. Use cinto de pesca, pois ele proporciona proteção às costas e fortalece os músculos.
Na hora de recolher a linha de pesca, seja cauteloso. Um peixe de grande porte pode romper a linha de pesca ou lançar o pescador à água. É comum também que, ao pular para fora ou ao ser tirado da água, o peixe machuque o pescador.
Pesca noturna: tome cuidados adicionais
Para quem pesca à noite, é sempre bom levar uma lanterna recarregavel (e até velas ou lampiões), uma roupa adequada que proteja do frio, repelentes para os insetos noturnos, botas para defender-se do ataque de aranhas, escorpiões ou cobras (comuns em certos trechos de rios). Certifique-se também, mais do que nunca, em manter boa comunicação com o pessoal da terra.
Se for iniciante, não se arrisque sozinho
Se ainda está aprendendo a pescar, nunca vá sozinho para a água. Vá com alguém experiente, que saiba manejar o equipamento de pesca, conheça os hábitos dos peixes, as técnicas de pescaria, os perigos do mar ou do rio.
Se você considerar todos esses pontos, vai garantir muita segurança na pescaria! Você faz uso dessas dicas quando sai para pescar? Tem outra dica para sugerir? Compartilhe sua experiência com a gente!
fonte: https://blog.cremonesi.com.br/8-dicas-de-seguranca-na-pescaria/